terça-feira, 24 de janeiro de 2012

COMO EVITAR A QUEDA DE CABELOS


Aparência física é muito importante para a auto-estima das pessoas e se alguma alteração acontece,  pode-se ter sérias consequências emocionais e até provocar alterações na personalidade do indivíduo.
Se o problema não for genético ou hormonal, alguns cuidados devem ser tomados para não estimular a queda, como não lavar os cabelos com água muito quente (a temperatura ideal é 22ºC), não prender muito os cabelos, não usar bonés freqüentemente e não passar cremes nas raízes, somente do meio às pontas.
É normal a perda de 100 fios por dia, mas é bom ficar atento. Se tiverem uma pontinha branca, significa que a queda foi provocada por algum estímulo do organismo, sendo o dermatologista a pessoa mais indicada para orientar um tratamento. Se não tiver essa ponta, quer dizer que ele quebrou por um estímulo externo e é nessa hora que você precisa procurar um cabeleireiro para tratar suas madeixas com hidratações, cremes etc.
 "É importante fazer um diagnóstico do seu problema, pois só assim você terá condições de fazer um tratamento adequado, obtendo bons resultados", explica Luciano Barsanti, diretor e médico do Instituto do Cabelo.

Outros fatores que podem causar a queda Fumo e estresse
Uso freqüente de bonés ou chapéus
Uso de químicas pode causar a queda com o tempo (tintura, alisamento, relaxamento etc.)
Operações cirúrgicas
Doação de sangue/hemorragias
Febre
Parto prolongado ou difícil
Dietas violentas
Medicamentos também podem auxiliar na queda
Alterações hormonais
Doenças venéreas
Descontinuação do uso da pílula anticoncepcional (se tomada durante muito tempo)

Algumas mentiras Raspar a cabeça engrossa os fios
Dormir com a cabeça num nível abaixo do resto do corpo para aumentar a circulação sangüínea ajuda no crescimento dos cabelos
Acrescentar anticoncepcionais ao shampoo faz o cabelo crescer
Lavar o cabelo todo dia enfraquece o cabelo
Cortar o cabelo na lua crescente acelera o crescimento dos fios

Soluções
Em primeiro lugar é necessário saber qual tipo de cabelo você tem, para que assim, possa ser iniciado um tratamento adequado. Cabelos muito finos e lisos tendem a cair com mais facilidade, principalmente os cabelos que já sofreram alguma alteração química, como chapinhas, progressivas,coloração, etc.
Existe um tipo de xampu para cada tipo de cabelo, e eu não estou falando somente para aquela coisa de “cabelos, normais, secos, oleosos…” mas para cabelos, lisos, ondulados, cacheados, tingidos, etc., etc., etc.
Evitar tratamentos químicos dos cabelos evita a queda precoce dos cabelos, e principalmente evita a morte do folículo capilar. Se esta parte do seu cabelo morrer, então o fio nunca mais cresce nesse aonde se perdeu tal componente capilar. Uma alimentação saudável, com bastantes frutas e verduras, um prato bem colorido, significam que sua alimentação é boa, e trazem muitos nutrientes, assim, alguns desses nutrientes podem, sem você estar sabendo, ajudar a evitar a queda dos cabelos. Por isso não devemos nos alimentar de muita gordura e evitar a porcariada com frequência.
O Estresse não pode ser retirado da lista dos “malfeitores” que acabam com os nossos cabelos antes do tempo! Você já deve ter ouvido falar nas expressões: “Estou careca de saber!”, ou “Meus cabelos já estão brancos, de tantos problemas!”. Típicas frases que expressam estresse.
Caso você esteja tendo algum problema capilar mais forte, ou sem alguma explicação externa, o melhor a se fazer é procurar uma clínica especializada e tira suas dúvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário