terça-feira, 20 de dezembro de 2011

COMO CONTROLAR OS FIOS ARREPIADOS


Você pode não acreditar, mas os fios arrepiados (ou frizz) existem desde que existe o cabelo crespo. Isto acontece porque o formato dos fios, em espiral ou zigue-zague, dificulta o processo de hidratação natural dos crespinhos da raiz às pontas.
O resultado nós conhecemos muito bem: o ressecamento dos fios. E é justamente nos cabelos ressecados ou danificados (fios quebrados ou com pontas duplas), que ocorre o frizz.  Por quê?
A cutícula, uma espécie de “pele” que cobre toda a extensão do fio, é formada por uma série de escamas sobrepostas que protegem a estrutura capilar. Quando o cabelo está danificado, as escamas da cutícula se erguem (ou como alguns cabeleireiros dizem “ficam abertas”) provocando o arrepiado.  

Cutícula capilar saudável


Cutícula capilar danificada

O que mais pode provocar o frizz?

- Umidade: Tenho que dizer que a umidade ama cabelo ressecado, quanto mais ressecado estiver seu cabelo, mais a umidade irá danificá-lo.  A umidade nada mais é do que minúsculas gotículas de água na atmosfera, ou seja, é quando o ar está impregnado de vapor de água. Quando esta umidade entra em contato com a superfície ressecada do fio (as cutículas abertas) o resultado é o frizz.

- Excesso de xampu: Lavar os cabelos  todos os dias ou passar xampu em excesso provoca o ressecamento dos fios. Se o cabelo crespo já tem tendência ao ressecamento, você pode imaginar o que a lavagem excessiva pode fazer. Por isso, modere na quantidade de xampu e lave os cabelos crespos no máximo duas vezes por semana. E sempre que lavar, hidratação profunda para recuperar a umidade dos fios.

- Química: quem tem cabelo alisado, relaxado ou com tintura também tem grande probabilidade de ter frizz. Os tratamentos químicos abrem a cutícula capilar provocando o ressecamento e a quebra dos fios e, como conseqüência, o arrepiado.

- Chapinha, secador e babyliss: o calor em excesso desgasta a cutícula, deixando os fios ressecados e desidratados.

- Falta de um bom corte: quando seu cabelo está hidratado e mesmo assim os fios arrepiados insistem em aparecer, isto pode ser sinal de que chegou a hora de aparar os fios ou dar um bom corte.  Lembre-se: pontas duplas e ressecadas também provocam frizz.

- Passar as mãos toda hora nos cabelos: muitas meninas tem o hábito de ficar torcendo, esticando e alisando os crespinhos. Se você quer evitar o frizz, e fios embaraçados, mantenha as mãos longe dos cabelos, especialmente depois que umedeceu e passou o leave-in.  


O frizz sob controle:

- Hidratação sempre: condicionadores e máscaras hidratantes ajudam a fechar as cutículas e ainda nutrem os fios.
- A escolha certa do xampu: os melhores xampus para cabelos crespos naturais e os alisados ou relaxados são os produtos para cabelos quimicamente tratados. Um detalhe importante: use mais o xampu no couro cabeludo do que nos fios. E o condicionador aplique nas pontas, e não no couro cabeludo. (Gosto muito dos xampus da Avlon).
- Evite toalha de algodão: o melhor é usar a toalha de microfibraou papel toalha.
- Use lenço de seda: as fronhas de algodão absorvem a oleosidade natural dos fios. Se você mora em uma região que faz muito calor, e acha que o lenço vai esquentar demais sua cabeça, coloque o lenço de seda sobre o travesseiro, por cima da fronha.    
- Reduza o uso do secador ou chapinha: quanto tiver que usá-los, proteja o cabelo com produtos termoativados.
- Silicone, serum e pomadas: elas ajudam a controlar o frizz, mas devem ser usadas com muita moderação. Lembre-se de que estes produtos não hidratam o cabelo, apenas criam uma camada que dá brilho e controla o arrepiado. O ideal é aplicá-los depois do leave-in.
- Penteie os cabelos com delicadeza: cabelos crespos devem ser penteados e desembaraçados úmidos, nunca a seco. Assim você evita a quebra dos fios.

Beijos da Gi

Nenhum comentário:

Postar um comentário