quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Diga NÃO ao Uso Indevido do "FORMOL"

 

A procura das mulheres por um novo visual ganhou um capítulo polêmico. As escovas progressiva, definitiva, etc... método para alisar cabelos, está na mira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A principal polêmica está no uso do formol, substância apontada como tóxica pelo Instituto Nacional do Câncer. Segundo informação divulgada pela Anvisa, "os vapores do formol são altamente agressivos às mucosas, olhos e aparelhos respiratórios".

A Vigilância Sanitárias recebeu denúncias sobre vários salões que estariam produzindo clandestinamente o material necessário para a escova progressiva.  Foi comprovado o uso de alisantes caseiros, não sendo fabricados por nenhum laboratório. Somente no Rio de Janeiro, pelo menos dois salões de beleza foram interditados e diversos salões multados pelo uso inadequado do produto. Como recomendação, a Anvisa sugere que as clientes dos salões de beleza verifiquem se o produto a ser usado tem registro no órgão.

O uso do formol como alisante capilar NÃO é permitido pela Anvisa, pois esse desvio de uso pode causar sérios danos ao usuário do produto e ao profissional que aplica o produto, tais como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz, devido ao contato direto com a pele ou com vapor. Várias exposições podem causar também boca amarga, dores de barriga, enjôos, vômitos, desmaios, feridas na boca, narina e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios), podendo até levar a morte.


Como alisar os cabelos de forma segura?

Os produtos alisantes devem ser registrados na Anvisa. Existem substâncias ativas específicas com propriedades alisantes como ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio, hidróxido de guanidina permitidas pela legislação.
Substâncias como formol e glutaraldeído NÃO são permitidos como alisantes. Por isso, antes de alisar os cabelos, verifique na própria embalagem se o produto a ser utilizado está registrado na Anvisa. Produtos que foram notificados possuem a inscrição “343/05” na embalagem e não podem ser indicados para alisamento capilar.

Os produtos cosméticos registrados devem obrigatoriamente estampar, na sua embalagem externa, o número de registro, que sempre começa pelo número 2, e sempre terá ou 9 ou 13 dígitos (exemplo: 2.3456.9409 ou 2.3456.9409-0001). Esse número de registro é geralmente precedido pelas siglas “Reg. MS” ou “Reg. Anvisa”, o que significa a mesma coisa.

Antes de usar o produto, é importante ler e seguir as instruções de uso do produto e ler atentamente as precauções de uso e advertências que constam na embalagem.
É possível consultar os produtos cosméticos registrados acessando o link http://www7.anvisa.gov.br/datavisa/Consulta_Produto/consulta_cosmetico.asp (preencha o campo “nome produto” ou “número de registro”, de preferência).
Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato pelo e-mail: cosmeticos@anvisa.gov.br. Para efetuar denúncias sobre suspeita ou produtos irregulares, consulte também a Vigilância Sanitária de sua cidade. Em caso de suspeita de reações adversas causadas pelo uso de cosméticos, envie o relato para o e-mail cosmetovigilancia@anvisa.gov.br.


Fonte de informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário