segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Diferença entre os tipos de escovas de efeito prolongado


Escova marroquina, definitiva, progressiva, inteligente, selagem térmica... Existem tantos métodos de alisamento de longa duração que muitas mulheres encontram dificuldade em acompanhar e saber a diferença entre eles. 


Veja a diferença entre as escova abaixo:

Escova definitiva:
A escova definitiva é uma técnica de alisamento dos cabelos de duração maior do que a maioria. Uma vez que o seu cabelo não é naturalmente liso, após fazer a escova definitiva (e qualquer outro tipo de escova) prepare-se para dar uma atenção maior aos seus cabelos, hidratando-os com maior frequência para que os fios não fiquem com má aparência.
Na hora de fazer a escova definitiva é necessário que o cabeleireiro avalie a saúde dos seus cabelos para saber se os mesmos vão aguentar receber a química. A escova definitiva deixa o cabelo extremamente liso. Por isso, antes de fazê-la, certifique-se de que o seu rosto combina com cabelos lisos. Após a realização da escova definitiva, deve-se fazer hidratação constantemente.
Atenção! Se o seu cabelo for muito crespo, a raiz aparecerá muito durante o período entre a escova definitiva e o retoque, o que fará com que o seu cabelo não fique tão bonito quanto você deseja.
Uma dica: tenha absoluta certeza de que quer alisar o seu cabelo, pois uma vez que a escova foi feita, para desfazê-la você terá que cortar o cabelo bem curto, ou seja, cortar a parte em que você fez escova ou esperar o cabelo crescer para cortá-lo.

Escova semi-definitiva:
A intenção é transformar cachos e ondas em fios lisos, mas com aspecto mais natural, por quatro meses. O processo é o mesmo da escova definitiva com um ingrediente a mais: o tioglicolato de amônia, princípio ativo que amolece a fibra capilar e torna os fios mais maleáveis. Em vez da prancha de cerâmica, usa-se uma porcelana, que não alisa tanto o cabelo.

Escova progressiva:
A escova progressiva é um processo que vai saindo de acordo com a freqüência que se lava o cabelo, e dura entre um ou três meses, depende do tipo de cabelo. Depois do procecesso, a cliente tem que ficar pelo menos 3 dias sem lavar o cabelo, prender, ou coloca-lo atrás das orelhas, caso contrário a química sai com a lavagem ou o cabelo fica marcado depois de preso.
Ao contrário do que muita gente imagina, essa técnica, também chamada de escova temporária, não deixa os fios escorridos como a definitiva. "Ela controla o volume, alisa sutilmente, garante uma textura sedosa e um aspecto reluzente", diz o hairstylist Roberto Silva, do salão Absolute, em São Paulo.  

Selagem térmica:
A selagem surgiu como alternativa à escova progressiva para prevenir o risco de alergia e intoxicação causados pelo formol (em mulheres sensíveis ou alérgicas). O produto usado na selagem térmica é bem menos agressivo: contém amônia (em torno de 2%), queratina hidrolisada, proteínas e substâncias hidratantes e o efeito é bastante semelhante: diminui o volume dos fios, melhora a textura e dá brilho. No entanto, não chega a alisar, porque a amônia não tem o mesmo poder do formol para amolecer a queratina.
 Antes de passar os produtos da selagem, é necessário lavar os cabelos com um shampoo anti-resíduos para fechar as cutículas dos fios. Em todo caso, procure um cabeleireiro capacitado para realizar essa hidratação.

Escova marroquina:
A marroquina tem uma ação progressiva, o que significa que quanto mais aplicações, mais intenso o resultado. O produto leva 0,2% de formol em sua composição e vai perdendo o efeito com as lavagens. “A marroquina não chega a alisar totalmente os cabelos, é mais um redutor de volume”, fala Moreira.
A escova marroquina pode ser usada também para definir cachos. Foi essa técnica que o cabeleireiro Wilson Eliodorio, de São Paulo, usou no cabelo da atriz Taís Araújo, na época da novela "Viver a Vida". Além de deixar o cabelo afro natural, o tratamento hidrata os fios e acaba com o aspécto áspero. Pode ser feito em cabelos quimicamente tratados e não tem contraindicações.

Escova Francesa:
Nessa técnica, a idéia principal é controlar o volume dos fios. Ela é feita da mesma forma que a progressiva, mas com outras substâncias: amônia e queratina. A fórmula leva ainda silicones e extratos naturais de arnica, camomila, castanha, confrei e jaborandi.

Escova de verniz:
Na verdade, essa nova técnica é uma evolução de outras escovas já conhecidas no mercado, como a marroquina e a francesa, porém a diferença é que o produto não tem o cheiro tão forte e nem irrita o couro cabeludo.
Os componentes mais ricos do produto são o ácido glutâmico, o mix de silicone e extrato de pupunha (nativo da região amazônica), além do extrato de kiwi, que é rico em vitamina C e E que age diretamente na fibra capilar, impermeabilizando os fios da raiz até as pontas.

Escova inteligente:
A técnica é a ideal para quem quer alisar e reduzir o volume dos fios, mas sem deixar a cabeleira chapada, sem movimento e com aquele aspecto artificial tipo “capacete”.  Deixa os cabelos hidratados, sedosos e com movimento.
A escova inteligente é termoativa, ou seja, só age com a aplicação de calor. “Se não passar a prancha, não acontece nada. Não é como a definitiva, que o produto faz efeito sozinho.”
Para quem já fez outros tipos de escova progressiva ou usou tintura em excesso, a escova inteligente é uma boa escolha, já que os produtos usados contam com proteína, queratina ou aminoácidos, substâncias especiais para dar força e brilho ao cabelo.
O método, segundo os cabeleireiros, agride menos os fios. Bom para as mulheres que não vivem mais sem a progressiva. Mas mesmo sabendo que a escova inteligente não estraga os fios, não dá para abusar e correr para o salão antes do intervalo de retoque, geralmente entre dois e três meses depois.
Não há como negar que a longo prazo o cabelo acaba sofrendo danos e por isso, é preciso fazer a manutenção dos fios com xampus, condicionadores e máscaras específicos para cabelos quimicamente tratados. Além disso, hidratações profundas e tratamentos de reconstrução dos fios são muito bemvindos.
Outra vantagem da nova técnica é que depois de alisar o cabelo, não há necessidade de ficar três dias sem prender e sem lavar as madeixas, um verdadeiro sofrimento para várias mulheres.

Escova indiana:
A escova indiana traz a possibilidade de ter cabelos tratados naturalmente sem a utilização de químicas. Com 15 especiarias do Oriente, como extrato de sândalo, amêndoas doces e cravo-da-índia, misturadas a um aminoácido que retém umidade, chamado PCA sódico, o efeito liso é prolongado por até 30 dias: "Você pode tingir na hora, lavar os cabelos e até colocar atrás da orelha, pois a técnica não envolve química, logo, não marca", explica a cabeleireira Regina Tarabay, da Embelleze. 
A escova é indicada para cabelos ondulados, cacheados e para a manutenção/tratamento de fios alisados com tioglicolato, hidróxidos (guanidina) e pirogalol (henê). Os muito enrolados ou crespos também podem receber o produto, mas o resultado não terá um efeito completamente liso e, sim, a redução do volume.

Escova orgânica:
Também conhecida como Defrisagem, esta técnica é utilizada para tirar o volume ou deixa os fios mais lisos. O resultado depende do tempo que o produto é deixado no cabelo. O alisamento leva hidróxido de cálcio, que modifica a estrutura interna dos fios, além de proteínas vegetais e animais. Um ativo biológico à base de algas tem o poder de amaciar e hidratar as madeixas. O tratamento deve ser repetido depois de três meses.

Escova progressiva a laser:
O tratamento da escova progressiva a laser é utilizado um aparelho que emite luzes semelhantes às do aparelho utilizado pelos dentistas, essas luzes potencializam o efeito do hidrogênio nos fios, portanto é necessário química além do laser. Assim como se utiliza a chapinha para que a escova progressiva tenha efeito, o laser atua madeixa por madeixa em um movimento programado de aproximadamente 20 segundos, não precisa ficar com medo de tostar seu cabelo, o aparelho é programado.
Com o uso das escovas progressivas à laser espera-se que os salões baixem o custo das escovas progressivas, pois assim é possível efetuar outros serviços no tempo que seria gasto para se fazer uma única escova progressiva. Para quem ficou curiosa o nome do procedimento é Photo Hair, muitos salões já estão com a nova técnica. Converse com seu cabeleireiro e confira.

Espero que tenham gostado!
Beijo da Gi

Um comentário:

  1. Seria possivel vc indicar alguma marca de peodutos para escova semi definitiva q contenha tioglicolato na sua formula??? Creio q ha um equivoco na sua afirmacao. Grato

    ResponderExcluir